Oficina de Artesanato em Fibras de Buriti em Taquarussu- dia 8 de Julho a 07 de Agosto de 2014 - ATELIÊ NATUREZA DOURADA - ARTESANATOS E ARTEFATOS DO TOCANTINS - :: Guia Tocantins ::



Oficina de Artesanato em Fibras de Buriti em Taquarussu- dia 8 de Julho a 07 de Agosto de 2014

  A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul Realizou no município de Taquarussu, a Oficina Técnica de Artesanato em Fibras de Buriti, que integra o projeto Artesania. O curso aconteceu no Assentamento Bela Manhã, no município de Taquarussu.

  O curso visa à criação e confecção de peças em fibras de buriti, incluindo técnicas de tingimento visando à durabilidade e qualidade do produto acabado. Especificamente a oficina tem por finalidade transmitir o conhecimento sobre o processo de transformação das fibras em produtos vendáveis.

  O ministrante da oficina é o artesão João Gomes da Silva, reconhecido nacionalmente pelo setor artesanal brasileiro por suas peças de qualidade, ótimo acabamento e fácil aceitação no mercado. "João da Fibra", como é conhecido, também fez parte do projeto ?Empreendedor Social? do Sebrae, o que o impulsionou a ser um artesão habilidoso e criativo, um empreendedor que tira seu sustento das fibras naturais e com muita competência ensina sua técnica para outros artesãos, ao mesmo tempo em que passa para eles sua experiência no mercado competitivo.

  Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa ao fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses. O programa aproveita as vocações regionais, levando a preservação das culturas locais e a formação de uma mentalidade empreendedora por meio da preparação para o mercado competitivo. 

FONTE:http://www.diariodigital.com.br

 

Compartilhar